English language

Idioma: portugues

Idiomas:


Prezados,

Em virtude da pandemia de coronavírus declarada pela OMS, adotamos a difícil, mas necessária decisão de cancelar o XVI International Symposium on Schistosomiais que seria realizado de 24 a 26 de agosto de 2020, na cidade de Ouro Preto/Minas Gerais. Com base nas orientações recentes das autoridades de saúde pública de nosso país e das restrições de viagens impostas por diferentes instituições e países, ficou claro para nós que é a atitude mais acertada, neste momento.

Estamos acompanhando o cenário e discutindo opções e alternativas com as partes envolvidas na realização deste evento para que o mesmo possa ser, como sempre foi e agora ainda mais, um espaço de discussões e trocas de conhecimento sobre esquistossomose. No entanto, queremos que o simpósio seja realizado em um momento de tranquilidade.

No segundo semestre de 2020 esperamos já ter mais clareza da situação da pandemia e de suas consequências no mundo e divulgaremos a nova data da realização do simpósio em 2021. A realização do evento será mantida no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, Ouro Preto/Minas Gerais. Gostaríamos de manter a programação do evento e contar com a participação de todos.

Pedimos desculpas antecipadas por eventuais problemas causados pelo cancelamento e estamos à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas. Neste momento, a saúde e a segurança dos palestrantes, convidados, participantes e parceiros são as nossas principais prioridades.

Atenciosamente,

Comissão organizadora

XVI International Symposium on Schistosomiasis Ouro Preto – Minas Gerais, Brazil
E-mail: schistosymposium@fiocruz.br

A 16ª edição do “Simpósio Internacional sobre Esquistossomose” (International Symposium on Schistosomiasis)

Será realizada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto em Ouro Preto, Minas Gerais, no período de 24 a 26 de agosto de 2020.

O simpósio, principal evento científico especificamente dedicado à esquistossomose, é uma realização do grupo de pesquisadores em esquistossomose da Fiocruz e tem como objetivo aproximar os atores envolvidos na geração de conhecimento, produtos, políticas públicas e gestores de saúde para unir esforços e acelerar o processo de eliminação da esquistossomose como problema de saúde pública no âmbito do SUS, com objetivo de auxiliar o exercício da plena cidadania pela população das áreas afetadas pela doença.

Os tópicos a serem abordados envolvem iniciativas para controle e eliminação da doença, tais como: desenvolvimento de vacinas, medicamentos, teste de diagnóstico, estratégias de controle do hospedeiro intermediário, ações de educação em saúde e saneamento, além dos aspectos epidemiológicos, clínicos e da biologia do parasito e de seus hospedeiros.

A programação aborda conhecimentos básicos e aplicados que vão: “do molecular ao social”; “da descoberta à ação” e do “conhecimento ao produto”. A eliminação da esquistossomose como um problema de saúde pública requer colaboração estreita entre grupos de pesquisa de diferentes áreas de expertise e interação desses grupos com os formuladores de políticas públicas de saúde e os gestores dos programas de controle nacionais e de outros países endêmicos.

Tanto o desenvolvimento de vacinas, de fármacos mais eficazes, formulações mais apropriadas e de métodos diagnósticos mais sensíveis, quanto o aperfeiçoamento das estratégias de Informação, Educação e Comunicação (IEC) e de Água, Saneamento e Higiene (ASH) devem ser destacados para reforçar o arsenal de combate à esquistossomose.

Acreditamos que o simpósio será de suma importância para elaboração de ações voltadas às populações atingidas. Isso se dará ao aproximar, para uma discussão clara e direcionada, os atores (pesquisadores, gestores e profissionais da saúde) envolvidos no processo de eliminação da doença. Somente unindo forças e expertises, conseguiremos traduzir o conhecimento gerado nas instituições de pesquisa e ensino em ações concretas, políticas e produtos que são tão necessários para o sucesso do programa de controle e eliminação da esquistossomose como problema de saúde pública.

O Simpósio terá duração de dois dias e meio. O programa inclui cinco conferências, dez mesas-redondas, doze sessões de apresentações orais e uma sessão de pôster. Serão realizados cursos gratuitos de curta duração.

Nesta edição pretendemos manter o sucesso das anteriores, que tem contado com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de vários países, gestores e coordenadores do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE-SUS) das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e do Ministério da Saúde, bem como com um número expressivo de estudantes de graduação e pós-graduação e pós-doutorandos, o que garante a qualidade e o caráter formador e atualizador de recursos humanos em esquistossomose para atuar no país e no exterior.

Organização

Comissão Organizadora
Ana Paula Cavalcanti (Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, Fiocruz)
Cristina Toscano Fonseca(Instituto René Rachou, Fiocruz Minas)
Cristiane Gomes (Serviço de apoio a projetos do IRR, Fiocruz Minas)
Flávia Rianelli (Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, Fiocruz)
Omar dos Santos Carvalho (Instituto René Rachou, Fiocruz Minas)
Roberto Sena Rocha (Instituto René Rachou, Fiocruz Minas) – Coordenador Fio-Schisto
Rodrigo Correa de Oliveira (Vice Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, VPPCB/Fiocruz)
Rosiane Aparecida da Silva Pereira (Instituto René Rachou, Fiocruz Minas)
Sandra Grossi Gava (Instituto René Rachou, Fiocruz Minas)
Tereza Favre (Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz Rio)
Comissão Científica
Alan Wilson (UK)
Ana Lúcia Coutinho Domingues (UFPE-BRASIL)
Carlos Eduardo Grault (IOC/Fiocruz - BRASIL)
Carlos Graeff Teixeira (UFES/ES - BRASIL)
Conor R. Caffrey (University of California San Diego - EUA)
Constança Simões Barbosa (IAM/Fiocruz - BRASIL)
Cristiane Lafetá Furtado de Mendonça (IRR/Fiocruz - BRASIL)
Cristiano Lara Massara (IRR/Fiocruz - BRASIL)
David Rollinson (UK)
Gloria Franco (UFMG - BRASIL)
Jeann Marie da Rocha Marcelino (Consultora FioSchisto - MS BRASIL)
Marina de Moraes Mourão (IRR/Fiocruz - BRASIL)
Martin Johannes Enk (IEC - BRASIL)
Otavio Sarmento Pieri (IOC/Fiocruz - BRASIL)
Paulo Marcos Zech Coelho (IRR/Fiocruz - BRASIL)
Raymond Pierce (FRANCE)
Renata Guerra (UFOP - BRASIL)
Ricardo Riccio Oliveira (IGM/Fiocruz - BRASIL)
Russel Stothard (UK)
Sergio Costa (UFMG - BRASIL)
Silvana Thiengo (IOC/Fiocruz - BRASIL)
Thiago Almeida Pereira(Stanford University, USA)
Timothy Yoshino (EUA)
Willian Borges (UFOP – BRASIL)
Comissão Financeira
Cristina Toscano (IRR – Fiocruz)
Ana Paula Cavalcanti (VPPCB, Fiocruz)
Flávia Rianelli (VPPCB, Fiocruz)
Cristiane Gomes (Serviço de apoio a projetos – Fiocruz Minas)
Comissão de Divulgação
Ana Paula Cavalcanti (VPPCB, Fiocruz)
Flávia Rianelli (VPPCB, Fiocruz)
Rosiane Pereira (IRR – Fiocruz)
Comissão de Logística
Ana Paula Cavalcanti (VPPCB, Fiocruz)
Flávia Rianelli (VPPCB, Fiocruz)
Rosiane Pereira (IRR – Fiocruz)
Omar dos Santos Carvalho (IRR – Fiocruz)
Roberto Sena Rocha (IRR – Fiocruz)

Local

Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro

Endereço: R. Diogo de Vasconcelos, 328. Pilar ‐ Ouro Preto - Minas Gerais CEP 35400-000